Pilates: benefícios, dicas e cuidados extras...saiba mais aqui ▼ - #ediHITT

Pesquisar

Breaking

LightBlog



Pesquisar

Pilates: benefícios, dicas e cuidados extras...saiba mais aqui ▼

fonte e créditos desta pesquisa:  sportlife



Pilates
benefíciosdicas cuidados extras

"Melhorar a postura
definir os músculos, 
ganhar consciência corporal"... 

Os benefícios do pilates são muitos e, 
certamente, 
algum da lista fará você ter vontade de praticar essa técnica"

 
O grande trunfo do pilates é ser uma prática completa. Sendo assim, ele gera benefícios para todo o corpo. Ao contrário da musculação, onde é possível trabalhar um grupo muscular separadamente, no pilates, os movimentos são sempre feitos com a atuação de mais de uma área do corpo. A região lombar, abdominal e pélvica são as mais exigidas, pois, ao mesmo tempo em que se alongam são fortalecidas, melhorando a elasticidade muscular e a mobilidade articular.





























Foto: Shutterstock

Graças aos seus resultados rápidos (cerca de três meses para perceber a mudança na postura, flexibilidade, entre outras), o pilates tem simpatizado cada vez mais adeptos; não é para menos, já que a prática proporciona inúmeros ganhos à saúde. 

Conheça alguns deles:

 Melhora a capacidade cardiovascular e

respiratória.

 Aumenta o condicionamento físico e mental.

 Alivia os problemas relacionados ao estresse

diminuindo tensão e fadiga.

 Aperfeiçoa o desempenho sexual.

 Propicia um corpo mais firme e flexível, com uma força maior.

 Amplia a força, a elasticidade muscular e a

mobilidade articular.


 Beneficia a postura eliminando maus hábitos,

levando ao correto alinhamento corporal.

 Fortalece a musculatura abdominal.

 Fortifica os músculos que sustentam a 

coluna, eliminando dores crônicas.

 Mantém a mente alerta.

 Melhora o estado geral de saúde.

 Otimiza o desempenho desportivo.

 Promove uma condição segura para

uma melhora no 

estilo de vida e da autoestima.

Como começar


Para a realização da prática, o pilates baseia-se em seis 

princípios básicos. 

São eles:

Centralização


A força do corpo não está nos membros (braços e pernas), mas sim na power house, que se localiza nos músculos do abdômen, do quadril e da região pélvica. Essa região fornece toda a estrutura para braços e pernas realizarem exercícios, tornando os movimentos do corpo mais harmônicos.

Foto: Shutterstock

Concentração

Durante os exercícios, deve-se manter atenção exclusiva para a prática, em cada músculo, e esquecer as preocupações, a fim de sentir a parte do corpo que está sendo trabalhada.

Controle

A coordenação motora deve manter padrões de força e velocidade ideais, eliminando movimentos e contrações musculares desnecessárias. É essencial para evitar lesões e estresse muscular.

Respiração

É por meio da respiração que acontece a oxigenação do sangue, proporcionando aos músculos a energia necessária. Esse método mereceu, especialmente, a atenção de Pilates, pois a maioria das pessoas respira da forma errada durante os exercícios.

Fluidez

Cada movimento deve partir do centro de força e ser realizado em um ato contínuo, sem interrupções, porém de forma suave. Os impactos devem ser absorvidos, evitando-se o desperdício de energia quando há algum choque do corpo contra o solo.

Precisão

Poucos movimentos precisos são mais proveitosos do que muitos sem o devido empenho. O equilíbrio deve ser perfeito para que o alinhamento da coluna seja o melhor possível.

No estúdio ou em casa?

Existem algumas diferenças quando o assunto é praticar o pilates em casa ou no estúdio. Isso porque, para maior aproveitamento da técnica, locais especializados contam com o uso de aparelhos especiais, entretanto, também é possível utilizar os próprios móveis e alguns acessórios em casa que potencializam os resultados do exercício. Conheça as vantagens de cada modo:

No estúdio

Quando se opta pelo deslocamento até um estúdio de pilates especializado, existem várias vantagens que podem ser enumeradas. Com um professor observando o aluno de modo a auxiliá-lo quando necessário, os movimentos são executados com maior segurança.
Outro ponto a favor é a exploração da técnica pouco a pouco, já que, quanto mais resistência e aprendizagem, maior a possibilidade de explorar e dificultar as aulas, para que o corpo seja desafiado cada vez mais. Além disso, algumas aulas são realizadas em grupo, proporcionando assim incentivo a mais, já que todo esporte quando é praticado entre amigos rende resultados mais satisfatórios.

Foto: Shutterstock

Em casa

Esta opção é ideal para quem é mais caseiro e necessita otimizar o tempo da rotina. Existem aqueles que já fizeram a prática do pilates em um estúdio e conhecem os movimentos para praticar em casa e os que preferem aprender os exercícios com o auxílio de revistas, vídeoaulas, dentre outras ferramentas.
O importante mesmo é manter a disciplina e não desistir, já que não existirá a supervisão que o estúdio oferece. Tapetes, rolos e demais acessórios próprios para pilates são encontrados facilmente nas lojas especializadas em artigos esportivos e o investimento certamente vale a pena. Também é indispensável contar com um espaço amplo e seguro para se sentir à vontade e praticar os exercícios corretamente: vale afastar os móveis e utilizar o espaço da sala, quarto ou até mesmo da garagem.

Foto: Shutterstock


Cuidados extras

Embora o pilates seja um método seguro e indicado para todas as idades, algumas precauções devem ser tomadas para garantir sua eficácia. Confira:

Faça uma avaliação médica

Este deve ser o primeiro passo antes de se aventurar com o pilates. Isso porque, por se tratar de uma técnica que envolve principalmente a postura (lidando com todas as partes do corpo), pessoas com algum tipo de desvio na coluna, distensões musculares, doenças reumáticas, dentre outros problemas, devem passar por uma consulta a fim de realizar exames para que nenhum dano aconteça à saúde durante a prática. Os especialistas, inclusive, recomendam o pilates como parte do tratamento destes problemas, entretanto, é preciso cautela para que a saúde não sofra nenhuma consequência.

Escolha um local seguro

Se o lugar escolhido para a prática dos pilates for longe do estúdio, é preciso afastar objetos e móveis que possam machucar (por conta das quinas, por exemplo). O chão também não deve ser muito escorregadio, já que pode dificultar a utilização dos acessórios de apoio.

Foto: Shutterstock

Procure orientação adequada

Se os exercícios forem executados de maneira errada, há uma grande chance de que ocorra algum tipo de problema; se dormir de mau jeito, por exemplo, ou carregar um peso de maneira errada na academia já acarreta dores incômodas que perduram por algum tempo. Por isso, o pilates merece ainda mais cuidado, já que a força e o equilíbrio utilizados na técnica agem diretamente sobre a postura.
Encontrar um profissional qualificado – que possa orientar, inclusive, as melhores maneiras de executar os movimentos em casa – é o ideal.

Prefira aulas com turmas pequenas

Se o objetivo é fazer em casa, não há esse problema, aliás, ter uma companhia é até melhor para que as aulas fiquem mais prazerosas. Entretanto, se a intenção for ir até um estúdio, antes de se inscrever na aula é necessário perguntar se há muitos alunos por turma; isto porque, caso o número seja alto, o professor terá várias pessoas para dar atenção, o que pode prejudicar a concentração e o aprendizado. Por isso, turmas menores têm um resultado mais eficiente e satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:

contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Tags

04 etapas (1) 2006 (1) 2014 (2) 2015 (1) 2016 (1) 3ª vértebra lombar (1) 3G (1) 4G (1) 6 (1) AdSense (2) adulto (1) ambientes (1) Android (1) animais (3) antioxidante (1) anuncia (1) anúncios (3) AOL (1) aplicativo (1) aprender (1) apresentação (1) armação (1) arquitetura (3) arte (8) arte e cultura (6) artes (13) artesanato (12) artesanatos (1) Assange (1) astronomia (1) Atacante (1) aula (1) azul (1) bancários (1) barradinho (2) barradinho em crochê (1) bateria (1) Bebedouro (1) beleza (3) benefícios (2) Bing (1) blog (4) blogger (5) blogs (4) blogspot (1) boo-box (1) borracha (1) Brasil (13) brasileira (1) brigadeiro (1) browsers (1) buscadores (1) caixa econômica federal (2) caixas (1) calor (1) campeão (1) celebridades (2) celular (1) César Colnago (1) chá de hortelã (1) chants Pop (1) Charb (1) charges (1) chás medicinais (1) chinelo customizado (1) chinelos (2) cibercrime (1) cidades (1) ciência (2) ciências (5) código (1) códigos (1) Colnago (1) Colômbia (1) coluna (1) colunistas (1) comenta (1) Comentários (2) comportamento (5) comprar (1) computação (1) computador (3) computador. smartphones (1) comunicação (1) Confira (1) conteúdo (1) copa (1) copa 2014 (1) copa do mundo (3) copa do mundo 2014 (1) copie (1) cores (2) corpo (1) corpo de bombeiros (1) costas (1) couventaris (1) crochê (5) cuidados (1) culinária (2) cultura (2) curiosidades (14) curiosidaes (1) curti (1) customizadas (1) cutest (1) Dalai Lama (1) decoração (1) decoupage (1) design (1) dicas (67) dicas edihitt (1) dieta (1) diferentes (1) digital (1) dinheiro (6) Direito penal (1) direitos (1) Direitos da criança (1) diretório (1) disney (2) disneyworld (1) dispositivos (1) dispositivos móveis (2) diversos (4) divulgue (1) dólar (1) Dove (1) duas (1) duas cores (1) dysney (1) ecologia (1) economia (5) ediHITT (4) edilene brandão da silva (1) elas! (1) eleitor (1) email (2) emails (1) emoji (1) emoticons (1) entretenimento (1) envelhecido (1) erro de página (1) error (1) Error Page (1) ervas aromáticas (1) ervas para emagrecer (1) ES (2) espacial (1) espaço (1) Espírito Santo (2) Espírito SantoBrasil (1) esporte (1) esportes (2) estamos (1) estilo (2) Ever Dry (1) Evernote (1) exploração (1) explore (1) Facebook (7) Fale conosco (1) famosos (2) fan page (1) fazer (1) feeds (1) feliz natal ! (1) fi serviço (1) Filmes (2) Filosofia Percepção (1) fim (1) fitoterapia (1) formadoras (1) fotos (1) França (1) francês (1) fratura (2) futebol (2) gadgets (2) Galaxy Note (1) gazeta (1) Geek (1) gifs (2) gifs animadas (2) globo (2) globo esporte.globo (1) good morning (1) Google (9) google chrome (1) gospel (1) GrandeVitória (1) Granja Comary (1) grátis (2) gratuitos (1) Gregorian (1) Guarapari (1) havaiana (1) havaianas (1) hortência (1) hotspot WiFi (1) HTML/JAVASCRIPT (1) humor (2) Idade e sociedade (1) idéias (1) iInternet (1) imagens (1) Imóveis (2) imprensa (1) incêndio (1) infográfico (1) informação (1) informações (1) insights (1) Instagram (1) interiores (1) internacional (10) Internet (15) iPad (1) Jardim Tropical (1) joelhada (1) jornal (1) Junte-se (1) Justiça Eleitoral (1) juventude (1) laptop (1) laudêmio (1) leis (1) lindo modelo (1) Linhares (1) linhas (1) link (1) linkedin (1) links (4) lixo eletrônico (1) Love Songs (1) LTE 4G (1) macramê nó chato duplo (1) maioridade criminal (1) maioridade penal (1) manicure (1) mapa (1) Mapa do Site (1) marinha (1) matas (1) medicina alternativa (1) meio ambiente (4) mensagem (5) Mensagens (3) messages (1) Messenger (1) Microsoft (1) mix (1) moda (2) moldura (1) Mozilla Firefox (1) mulher (1) mundial (1) mundo (2) música (1) musicais (2) músicas (1) Myspace (1) nacional (2) Nail Art-Decoupage (1) natal (2) navegadores (2) negociações (1) negócios emarketing (1) Neologismos (1) Nexus (1) Neymar (3) noícias (1) noites traiçoeiras (1) notícia (1) notícias (23) notificações (1) nutrição (1) o que é (1) óculos (1) óculos de sol (1) ondulado (1) opinião (2) Page Rank (1) pagerank (1) países (1) papel (1) papel artesanal guardanapo (1) parcerias (1) Passo - a - passo (1) passo a passo (1) Passo a passo... (1) passo-a-passo (1) paw (1) perda de peso (1) pessoas (1) PhotoScape (1) piadas (1) Pilates (2) Pinterest (1) planeta (1) plantas medicinais (1) plug-ins (1) Política (1) Política de Privacidade do Google (1) postagens (1) preferido (1) preto (1) Privacidade (2) programação (1) programar (1) Project Fi (1) projeto (1) propriedades medicinais (1) Psicologia (1) publicadas (1) publicar (1) publicidade (2) pyxy (1) quadros (1) qualidade de vida (1) queimadas (1) Ray ban 4191 (1) ray-ban (1) Recados (2) receita (1) receitas (2) reciclagem (2) rede (1) rede social (1) redes sociais (1) reflexão (2) regular (1) Religião (1) responsabilidade (1) retratos (1) retweets (1) românticas (1) rss (1) saiba » html / javascript: códigos HTML/JAVASCRIPT nas postagens do blog (blogger) (1) salário mínimo (1) samsung (1) sandália (1) sandálias (1) saúde (20) segurança (3) seleção (1) selfies (1) Serra (1) site (5) sites (3) slides (1) smartphones (1) smilies (1) social (1) sonho (1) Sooretama (1) speed (1) suco detox (1) suco verde (1) super (1) Sustentabilidade (1) tabela (1) tablet (1) tablets.smileys (1) tabus (1) também (1) técnica (2) tecnologia (13) telecomunicações (1) telefone (1) template (1) terceira vértebra (1) terrenos de marinha (1) terrestre (1) top (1) truques (1) turismo (2) tutoriais (2) tutorial (4) TV (2) TV Gazeta (1) twitter (1) unha (1) unhas (1) urbanismo (1) use (1) uso (1) usuários (1) úteis (1) utilidade pública (2) varredura (1) veja (2) vender (1) verde (1) versão (1) vértebra (1) vestido (1) vetação (1) viagem (1) vídeos (24) violação (1) virais (1) viral (1) Vitória (2) Vitória - ES (2) vitrine (1) web (4) website (1) websites (1) WhatsApp (2) why (1) Wi-Fi (2) world (1) Yahoo (1) yolasite (1) yolasite.com (1) you tube (6) youtube (16)

arquivo